‘No # DíaDelTrabajador, nossos cumprimentos e admiração aos trabalhadores. Graças à luta do povo, hoje comemoramos 15 anos de nacionalização dos hidrocarbonetos. Cumprimos o povo e devolvemos a dignidade a #Bolivia!’, Escreveu Morales em seu Twitter .
Por meio do Decreto Supremo 28701 ‘Héroes del Chaco de 1ú de maio de 2006, os recursos naturais foram nacionalizados e a petroleira Yacimientos Petrolifos Fiscales Bolivianos (YPFB) foi reativada como a empresa mais importante da Bolívia.
A nação andina amazônica obteve 38 bilhões e 343 milhões de dólares em renda petroleira até maio de 2019, ingressos que beneficiaram os governos, municipios, programas y projetos nos setores de saúde, educação, moradia, emprego, produção de alimentos, entre outros.
O pagamento de obrigações e rendimentos sociais pelas prestações de crianças e jovens (Juancito Pinto), mães solteiras (Juana Azurduy) e idosos (Renta Dignidad) foi possível graças à redistribuição de riquezas promovida pelo líder de origem aimará para proteger os setores mais vulneráveis da sociedade.
ga/nmr/jcfl