A doença contagiosa tem seu efeito mais catastrófico entre os setores mais pobres, disse o portal de esquerda News Click.
Com mais de três quartos do sistema de saúde em mãos privadas, os custos de receber cuidados médicos adequados são proibitivos para a maioria dos trabalhadores, acrescentou o site.
A segunda onda da pandemia atinge de forma mais letal e a doença se espalha por vastas áreas do interior do país, enquanto as pessoas precisam de oxigênio, remédios, transporte e hospitais.
Uma Plataforma Conjunta de Centrais Sindicais, composta por 10 centrais sindicais e várias federações setoriais, emitiu uma carta de protesto para este Primeiro de Maio.
Entre outras questões, se exige que todas as famílias recebam auxílio financeiro mensal e alimentação para amenizar a perda de renda devido à pandemia e às restrições impostas. Da mesma forma, se exige aumentar a produção de vacinas e garantir a imunização universal e gratuita, bem como o fornecimento de oxigênio, leitos hospitalares e outros equipamentos médicos.
Igualmente, fortalecer a infraestrutura de saúde pública, incluindo a contratação do pessoal de saúde necessário.
Qualquer ordem emitida sob a Lei de Gestão de Desastres impondo restrições ao movimento, toque de recolher e outros, deve ser acompanhada por uma proibição de dispensas, cortes salariais e despejos de residências.
Eliminar os códigos trabalhistas anti-trabalhadores, as leis agrícolas anti-populares e a conta de eletricidade, e parar a privatização e o desinvestimento do setor público.
Garantir tratamentos eficazes em hospitais públicos, disponibilidade de equipamentos de proteção e cobertura de seguro para os profissionais de saúde e envolvidos no manejo de infecções.
Neste primeiro de maio, os trabalhadores indianos, em pequenos grupos, farão o tradicional hasteamento de bandeiras vermelhas nos portões da fábrica e também haverá reuniões online.
A luta continua contra a privatização do setor público, pela eliminação das leis anti-operárias e anti-agrícolas, enquanto que salvar o país da pandemia se entrelaça com a sobrevivência econômica. jha / abm / hb