Tagore tinha uma longa amizade com o líder do movimento de independência da Índia, Mohandas Karamchand Gandhi, a quem chamava de Mahatma, uma composição em sânscrito e hindi que significa ‘Grande Alma’.
Inspirador de várias gerações, Rabindranath Tagore nasceu em Calcutá em 7 de maio de 1861 como o caçula de 14 filhos de Debendranath Tagore e Sarada Devi.
O chamado Bardo de Bengala é reverenciado em todo o mundo por sua contribuição à literatura, música e arte.
Ícone literário indiano e defensor do humanismo, Tagore publicou sua primeira obra aos 16 anos sob o pseudônimo de Bhanusimha, após começar a escrever aos oito anos.
Ele foi o primeiro não europeu a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura por sua coleção de poesia gitanjali, que revolucionou a arte literária bengali ao lado de outras obras como Home and the World.
Ele compôs mais de 2.230 canções e escreveu Sahaj Path, um livro de aprendizagem da língua bengali, bem como os hinos nacionais da Índia, Jana Gana Mana, e Bangladesh, Amar Sonar Bangla. A forma de dança Rabindra Nritya leva o seu nome.
Tagore fez uma infinidade de poemas, contos, cartas, ensaios e pinturas. Muitos cineastas adaptaram seus romances e contos aos filmes.
Seus contos são escritos em uma prosa rítmica cujo tema principal é a vida de pessoas comuns.
Em apoio ao movimento de independência da Índia, ele escreveu várias canções e, após o massacre de Amritsar em 1919, em protesto, ele rejeitou o título de cavaleiro concedido a ele pela coroa britânica.
mem/abm/jcfl