A Síria acolhe a qualquer iniciativa ou passo que leve ao interesse das relações entre os países árabes, disse o embaixador da Síria no Líbano, Ali Abdul Karim, ao jornal Al-Watan.
Ele descreveu a Arábia Saudita como um país ‘irmão’ e ‘querido’ e disse esperar que as autoridades neste reino do Golfo Pérsico não demorassem muito para rever sua política.
‘Muitos governos reconsideram suas posturas em relação à Síria, e isso confirma a exatidão da posição de Damasco, que acolhe todas as iniciativas para retificar as políticas errôneas adotadas durante a guerra que enfrenta Síria, disse o diplomata.
Na quarta-feira passada, um oficial de Riad confirmou ao jornal britânico ‘The Guardian’ a notícia espalhada pela mídia semioficial síria sobre uma reunião realizada recentemente em Damasco entre o chefe da inteligência saudita, o tenente-general ‘Khaled Al-Humaidan, e o chefe da Segurança Síria, Major General Ali Mamlouk.
Esta é a primeira visita de um oficial saudita desde agosto de 2011, quando Riade retirou seu embaixador de Damasco e anunciou em março de 2012 o fechamento de sua embaixada e a retirada de todos os diplomatas e trabalhadores.
De acordo com o meio de imprensa, a embaixada pode reabrir em Damasco alguns dias depois do festival Eid Al-Fitr (feriado muçulmano no final do Ramadã, mês do jejum muçulmano).
mem / fm / cm