Nesta quarta-feira, Guterres manterá conversações com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e depois eles darão uma entrevista coletiva conjunta, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores local.
Ontem, o mais alto representante da ONU anunciou em Nova York a possibilidade de um encontro virtual com o presidente russo, Vladimir Putin, durante sua estada em Moscou, que se estenderá até 14 de maio. O embaixador russo nas Nações Unidas, Dmitri Polianski, disse anteriormente que Guterres conversará com Lavrov sobre os problemas na Ucrânia, Síria, Líbia e os desafios das mudanças climáticas, informou a agência de notícias Sputnik.
A visita do Secretário-Geral da ONU ocorre em um momento em que Moscou enfrenta diversos conflitos diplomáticos com potências ocidentais. Na semana passada, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia pediu a todos os países a seguirem os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas, a não interferir nos assuntos internos e a renunciar à ameaça ou ao uso da força.
Na reunião a distância do Conselho de Segurança da ONU, Lavrov reiterou os apelos da Rússia para resolver disputas por meios políticos e diplomáticos.
mem / mml / hb