Antes disso, o prêmio passou por Roma, Budapeste, Bucareste, Baku, Copenhague e Amsterdã como parte da turnê promocional do campeonato, até chegar na véspera ao estádio da cidade portuária russa onde serão disputados os jogos do torneio.
Na comemoração, o governador de São Petersburgo, Alexander Beglov, garantiu que a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do evento está pronta, apesar das difíceis condições da pandemia, e pediu aos convidados e torcedores o cumprimento do regime de uso obrigatório de máscaras.
O diretor geral da parte russa do comitê organizador do Campeonato Europeu, Alexei Sorokin, expressou sua confiança de que o torneio será realizado ao mais alto nível e confirmou que todas as medidas foram tomadas para garantir a segurança dos espectadores.
A taça de prata de oito quilos viajou acompanhada pelo futebolista francês David Trezeguet, campeão mundial (1998) e europeu (200), e juntos desfilaram por São Petersburgo, além de serem apresentados em uma apresentação de balé no Teatro Mariinsky.
O comité russo organizador do torneio informou que os estrangeiros poderão entrar no país sem visto para os jogos do Campeonato da Europa de Futebol.
‘A fronteira será aberta para aqueles que vierem a São Petersburgo para as férias de futebol no verão’, disse Sorokin.
Ele alertou que a intenção das autoridades é tornar um campeonato o mais seguro possível, para que a permissão de entrada na Rússia não cancele as regras e medidas que devem ser seguidas em seu território, em particular um teste PCR negativo.
O comitê organizador que para o torneio o estádio de São Petersburgo pode ser preenchido a 50 por cento.
No total, serão sete jogos: Bélgica x Rússia (12 de junho), Polônia x Eslováquia (14 de junho), Finlândia x Rússia (16 de junho), Suécia x Eslováquia (18 de junho), Finlândia x Bélgica (21 de junho), Suécia x Polônia (23 de junho), bem como a partida das quartas de final em 2 de julho.
mem/mml/jcfl