Os Estados devem assumir a obrigação de colaboração e cumprir conjuntamente as regras estabelecidas, disse o Ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, citado pela televisão local.
Para Spahn, em meio à ofensiva da Covid-19, este tipo de coordenação internacional deveria ser obrigatória.
Um tratado global para combater a pandemia deverá ser discutido em um fórum internacional anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com a imprensa da capital.
Entre os objetivos do futuro acordo estaria o de melhorar o processo de intercâmbio de dados entre países para prevenir a propagação de doenças infecciosas, tais como a SARS CoV-2.
Além disso, o Ministro da Saúde chamou para aumentar a contribuição financeira dos Estados para a OMS, que coordena desde o ano passado a luta contra a pandemia e o processo de vacinação no mundo.
O funcionário alemão considerou inapropriado que os fundos privados contribuam mais dinheiro do que as grandes potências mundiais.
Durante a 74ª Assembleia Mundial da Saúde, que abre este dia em Genebra virtualmente e com a participação de 194 países, espera-se discutir estratégias para combater a Covid-19.
mem/to/bm