Em sua conta no Twitter, ele disse que, juntamente com a Secretaria do Comitê Central do PCC, iniciará um tour pelo país, que tem seu ponto de partida nas províncias ocidentais de Pinar del Rio e Artemisa.
O também presidente do país caribenho disse que este processo permitirá continuar dando vida ao conclave da organização dos comunistas cubanos e, junto com seus membros, pensar e agir por Cuba. ‘Na linha de frente, o Partido Comunista’, acrescentou ele.
No sábado passado, durante uma videoconferência com 2.600 líderes de toda a ilha, Díaz-Canel explicou que, como parte deste ciclo, ele também realizará reuniões com as organizações de massa.
O primeiro secretário do PCC pediu que a análise dos acordos, ideias e diretrizes do 8ú Congresso se tornasse um espaço para buscar formas de melhorar os métodos e estilos de trabalho daquele grupo político, e para promover a mais ampla democracia a partir do mesmo.
Ele insistiu que o processo fosse interpretado como unidade e continuidade, para a qual a autoridade moral do Partido é fundamental; da mesma forma, a organização deveria dar mais participação, trabalhar coletivamente e representar os interesses de toda a população, sem aceitar a divisão entre os revolucionários.
Ele pediu um debate objetivo sobre os documentos da reunião do partido, que serão enviados à base nos próximos dias; também enfatizou a importância de revitalizar o trabalho das organizações de massa, de acordo com suas funções históricas e com o contexto atual.
Díaz-Canel considerou como pilares para o trabalho a informatização da sociedade, o apoio na ciência e inovação para enfrentar os problemas, e o uso da comunicação.
Enquanto isso, referindo-se ao trabalho político-ideológico, ele observou que os membros da organização e da mídia devem ser os primeiros críticos dos problemas de Cuba e expor as verdades de forma oportuna para não deixar espaço para falsas notícias.
O presidente disse no Twitter que assim começa mais uma semana de intenso trabalho no país caribenho contra a Covid-19 e pelo avanço da vacinação, contra o bloqueio dos EUA e pelo avanço da economia, e contra a rotina e para o avanço da inovação.
mem/kmg/vmc