Esse órgão legislativo aprovou, por 86 votos a favor, 20 contra e 30 abstenções, um projeto de resolução solicitando ao Presidente Sebastian Piñera que aplicasse essa medida.
Dados do Instituto Nacional de Estatística mostram um aumento no Índice de Preços ao Consumidor de 3,3% até agora este ano, com aumentos notáveis nos preços dos alimentos.
O Ministro da Economia, Lucas Palacios, disse que o aumento dos preços poderia continuar nos próximos meses, um fenômeno que ele atribuiu à retirada dos fundos de pensão por milhões de chilenos para enfrentar as dificuldades econômicas da pandemia com seus recursos.
Além disso, segundo o proprietário, isso se deve à entrega do apoio estatal às famílias, ‘que aciona o consumo doméstico diante de uma oferta limitada’, disse a Rádio Cooperativa.
Esta medida também tem sido repetidamente exigida pelo movimento sindical, e o presidente da Central Unitaria de Trabajadores, Bárbará Figueroa, disse que o aumento dos preços está afetando diretamente a situação precária sofrida por milhões de pessoas.
mgt/rc/bm