Ao contrário do ano passado, quando o Covid-19 obrigou a disputar o torneio no outono, a meca da quadra de saibro ocorre, desta vez, em meados da primavera, com uma maior presença do público e com o retorno das sessões noturnas, embora mantenham restrições sanitárias e limitação do atendimento às instalações.
Entre os favoritos do parisiense Roland Garros destacam-se os atuais campeões em singulares Rafael Nadal (Espanha) e Iga Swiatek (Polônia), o número um do mundo entre os homens, Novak Djokovic (Sérvia), o grego Tsitsipas, o alemão Zverev, o primeiro do ranking feminino, Ashleigh Barty (Austrália), e a japonesa Osaka.
Nadal, rei indiscutível da competição, buscará sua quinta coroa consecutiva e a décima quarta nos últimos 17 anos.
O programa de hoje destaca as primeiras apresentações de Osaka, segundo na classificação WTA, contra a romena Patricia Maria Tig, do austríaco Thiem (quarto no ranking ATP) contra o espanhol Pablo Andujar e Tsitsipas (quinto) contra o local Jérémy Chardy sobre Philippe -Chatrier center court.
Por seu turno, o tribunal de Suzanne-Lenglen vai receber a estreia da bielorrussa Aryna Sabalenka (terceira) contra a croata Ana Konjuh e de Zverev (sexta) contra o também alemão Oscar Otte.
jcm/wmr/jcfl