De acordo com o jornal, Wamala, que também é ex-general do Exército de Uganda, foi baleado enquanto viajava em um veículo na área da cidade de Kisaasi e ainda não se sabe se foram feitas prisões por esse ataque.
O atentado causou a morte do motorista do veículo e da filha do ministro, informou a rede de televisão de Uganda NTV, e o chefe do Exército, general David Muhoozi, compareceu ao local do incidente.
Fotografias postadas nas redes sociais mostram Wamala caminhando, embora com roupas manchadas de sangue após ser transferido para um hospital próximo, mas sem detalhes sobre a gravidade dos ferimentos sofridos.
O Ministro dos Transportes foi Inspetor Geral da Polícia de 2001 a 2005 e como Comandante da Força de Defesa do Povo de Uganda (UPDF) trabalhou de 2013 a 2017.
Uganda tem sofrido ataques contra personalidades nos últimos anos, em um deles um ex-porta-voz da força pública e um político próximo ao presidente, Yoweri Museveni, foram mortos, ambos baleados por desconhecidos que viajavam em motocicletas.
agp/mt/jcfl