Essa é a parte da cidade que você não pode ver, que existe na sombra da opulência, como é o caso de Overtown e Liberty, alguns dos bairros mais pobres da cidade da Flórida.
Segundo a BBC, em Overtown é difícil encontrar alimentos nutritivos, pois existem muitas lojas que vendem produtos embalados, refrigerantes, fast food, cerveja, tabaco e bilhetes de loteria.
Enquanto fazia fila em um centro de distribuição de alimentos grátis na 12th Street e Third Avenue, no noroeste de Miami, Zenaida Bonilla, mãe de quatro filhos, disse à BBC que não compra ‘naquelas lojinhas porque não há o que cozinhar e tudo é muito caro. ‘
De acordo com Alana Rhone, especialista da Divisão de Economia de Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Overtown é um dos milhares de ‘desertos alimentares’ em que vivem 47,4 milhões de pessoas nos Estados Unidos.
‘Aqueles que vivem em desertos alimentares correm o risco de morrer 15 anos mais cedo do que o resto da população de sérios problemas de saúde’, disse o Dr. Armen Henderson, que trabalha no UHealth Tower Hospital e é acadêmico da Universidade de Miami.
De volta a Miami, o Dr. Henderson argumenta que naquela cidade existem problemas de segregação urbana e racial que afetam a nutrição das pessoas.
‘Quando eu caminho por bairros como Overtown ou Liberty City, eu acho que a América é um país de primeiro mundo com problemas de terceiro mundo.’
César Mendoza, cardiologista do Hospital Jackson Memorial de Miami, diz que grande parte dos pacientes que procuram o centro de saúde não vêem o médico há muitos anos e não sabem o impacto que uma dieta inadequada pode ter.
Não muito longe do hospital fica Liberty City, outro deserto de comida histórico que na década de 1960 hospedou muitas famílias pobres que foram deslocadas de Overtown após a construção da Interestadual 95.
Convertido em um gueto com altos índices de criminalidade, o bairro mantém há décadas as marcas da segregação racial que impedem o fluxo de capitais para a área, não existem grandes supermercados, nem lojas que vendem frutas e verduras.
Segundo a reportagem da BBC, o incrível é que em apenas 18 minutos você pode dirigir de Overtown a Miami Beach, passando ao lado de uma pequena ilha chamada Fisher Island, o lugar com a maior concentração de riqueza dos Estados Unidos.
mem/rgh/jcfl