O jornal aponta em sua versão digital que todo esse dinheiro foi enviado até agora no prazo de seis anos de López Obrador, através da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do National Endowment for Democracy (NED), de acordo com documentos aos quais teve acesso.
Este valor equivale a mais do dobro do orçamento total do Ministério do Interior este ano, ou 101,5% dos cinco mil 853 milhões de pesos (292 milhões de dólares) orçados pela instituição em 2021.
Acrescenta que estes recursos enviados por Washington terminam em três tipos de projetos: aqueles liderados por instituições mexicanas, por organizações norte-americanas ativas no México e em entidades públicas dos três níveis de governo.
Ou seja, os mexicanos contra a corrupção, do empresário da oposição Claudio X; a Casa da Liberdade; a CIA; a DEA, e os opositores nos mecanismos dos governos federal, estaduais e municipais.
Segundo o jornal, a justificação da embaixada para a distribuição do dinheiro é que ele se destina a ajudar a fortalecer a sociedade civil, melhorar iniciativas públicas como o Sistema Nacional Anticorrupção, zelar pelos direitos humanos, combater o tráfico de drogas, procurar os desaparecidos, e outros.
Entre 2019 e 2020, ambas as agências destinaram 527,8 milhões de dólares ao México. Somente em 2021, Usaid destinou $63,7 milhões em assistência ao México.
Apesar das reclamações do governo López Obrador e da existência de uma carta diplomática ao Departamento de Estados para esclarecer o financiamento à oposição política, o presidente Joe Biden anunciou na sexta-feira passada um aumento de 10% no orçamento da Usaid para que os Estados Unidos recuperem a liderança global.
Do orçamento do próximo ano, o democrata planeja alocar $116,5 milhões para ações no México.
Além dos mexicanos contra a corrupção, eles dão dinheiro ao México Evalúa, Diálogo y Movimiento, Justicia para Nuestras Hijas AC e IDHEAS e à Editorial Animal e suas publicações.
Também para Colectivo de Análisisis de la Seguridad con Democracia, Intersecta, Organización para la Igualdad, Instituto para la Seguridad y la Democracia, Fondo Semillas e Quinto Elemento Laboratorio de Investigación e Innovación Periodística A.C., o jornal conclui.
agp/lma/bm