A atualização da definição de caso suspeito neste país foi acordada com os 24 diretores de Epidemiologia de todas as jurisdições, de agora em diante também são considerados estes sinais associados às doenças conhecidas causadas pelo coronavírus SARS-CoV-2.
Qualquer pessoa que sofra de dois ou mais sintomas de febre de 37,5 graus ou mais, tosse, dor de garganta, falta de ar, dor de cabeça, dor muscular, diarreia e/ou vômito, congestão rinite/nose e perda repentina do gosto ou cheiro serão considerados casos suspeitos de Covid-19.
A pasta da saúde lembrou que se uma pessoa acredita ter contraído o vírus, deve ser isolada até que a suspeita seja confirmada ou descartada; notifique as pessoas com as quais você teve contato desde 48 horas antes do início dos sintomas, pois elas também devem ser isoladas, e contate o sistema de saúde em sua jurisdição.
O cumprimento das medidas de isolamento em caso de suspeita de Covid-19 é essencial para ajudar a reduzir a transmissão do vírus em um contexto de alta circulação do mesmo em todo o país, disse o Ministério liderado por Carla Vizzotti. mgt/may/bm