23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Panamá reduzirá os preços da eletricidade com energias renováveis

Panamá reduzirá os preços da eletricidade com energias renováveis

Panamá 2 Jun (Prensa Latina) O Panamá reduzirá o preço da eletricidade com a transformação da matriz energética apoiada em energias limpas e políticas para o setor, informou hoje a imprensa local.

O presidente do país, Laurentino Cortizo, apresentou a ‘Estratégia para o desenvolvimento integral do setor eléctrico’ cujo pilar é promover a geração com energias renováveis, durante a visita a uma subestação elétrica localizada na zona norte da província de Colón, relatou o La Panama Star.

A proporção atual é dominada 92 por cento por usinas térmicas movidas a petróleo, bunker e carvão, das quais em 2023 aquelas com baixa eficiência, custos elevados e poluição pesada interromperão sua produção.

Afirmou que o governo procura atrair investimentos que criem empregos e através da geração eficiente de baixo custo permite a redução da tarifa de energia elétrica, da qual o usuário final assume 62% e o restante é subsidiado pelo Estado.

Cortizo explicou que a estratégia inclui 76 projetos que vão conseguir a interligação elétrica de 3.500 residências e mais de 18.000 moradores de áreas rurais, a maioria dos quais atualmente sem eletrificação.

‘Meu governo herdou um problema complexo no setor de energia que impedia investimentos em novas tecnologias de energias renováveis, a solução desses inconvenientes vai gerar um quadro competitivo, para que as taxas caiam e se estabilizem no longo prazo’, disse.

Por sua vez, a transnacional latino-americana InterEnergy Group anunciou ontem que vai empreender a construção e operação de uma termelétrica perto da cidade de Colón, cuja capacidade de geração será de 670 Megawatts (MW) e usará gás natural como combustível, que é menos poluente.

O investimento de um bilhão de dólares ajudará a reativação econômica do país após a forte depressão de 2020, e em sua fase máxima de construção vai gerar três mil empregos, uma ação favorável à empobrecida cidade de Colón, onde existem as maiores taxas de desemprego no trabalho.

Generadora de Gatún é o nome do consórcio empresarial dono da fábrica, do qual a InterEnergy é sócia majoritária com 51 por cento das ações, o Estado panamenho também participa com 25 e a subsidiária no Panamá da americana AES com 24.

‘Este investimento reafirma nosso compromisso com a transição energética rumo ao uso de energias menos poluentes em nosso portfólio na América Latina e Caribe’, disse nota da InterEnergy, empresa que também opera o maior parque eólico da América Central, localizado no município de centro do Istmo, com capacidade para gerar 215 MW.

O Panamá tem uma das maiores tarifas de eletricidade do continente com uma média de 0,161 dólares por quilowatt na área residencial e 0,18 na área comercial, ambas acima da média do mercado mundial.

ga/orm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES