24 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cresce desconfiança cidadã frente gestão da pandemia no Paraguai

Cresce desconfiança cidadã frente gestão da pandemia no Paraguai

Assunção, 2 jun (Prensa Latina) A desconfiança dos paraguaios diante da gestão governamental da pandemia de Covid-19 aumenta devido à sua falta de eficácia e à corrupção associada, avaliou hoje o especialista em comunicação Hugo Biedermann.

Em declarações ao jornal local La Nación, o analista considerou que a gestão do presidente Mario Abdo Benítez não utilizou a linguagem mais eficaz para se comunicar com os cidadãos e deu como exemplo o não reconhecimento das reais dimensões da crise provocada pela doença.

De acordo com a última seção do Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social, ao final desta terça-feira, foram confirmados 2.860 novos casos positivos e 107 óbitos, para um total de 9.293 óbitos desde o surgimento do Covid-19 no país em Março de 2020.

Biedermann destacou que uma das ferramentas do governo no assunto tem sido o uso do ‘terror’, do medo para provocar inação e, nesse sentido, lembrou a visita midiática do presidente ao forno da Secretaria Antidrogas (Senad) seria usada para cremar as vítimas da Covid-19.

‘A primeira coisa que o governo nos mostrou em comunicação foi o forno Senad, eles geravam terror em nós, terror pode ser usado, mas você pode acabar em um Hitler’, disse o especialista à mídia.

Também se destacou que os dados tratados pelas autoridades nem sempre refletem a realidade, e ilustrados com declarações do diretor de Vigilância Sanitária do Paraguai, Guillermo Sequera, quando em maio do ano passado garantiu que o pior da pandemia havia passado.

Isso, disse ele, gerou uma perda de confiança por parte dos cidadãos.

Sobre as reiteradas denúncias de corrupção, Biedermann lamentou o mal uso dos 520 milhões de dólares doados ao Governo para a gestão da situação da saúde, quantia, garantiu, com a qual o executivo não fez ‘absolutamente nada’.

Enquanto os paraguaios enfrentam a doença com um colapso do sistema hospitalar, falta de suprimentos essenciais como oxigênio e um esquema de vacinação questionável, que desde seu início em fevereiro passado imunizou apenas 5% de uma população de pouco mais de 7 milhões de habitantes.

mem / avs / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES