Em sua coletiva de imprensa matinal no Palácio Nacional, o presidente disse que não há problemas para vacinar com sucesso o segmento populacional entre 50 e 59 anos, e que se deve chegar a um milhão de vacinados diários.
Ele informou que há doses suficientes e no sábado todas as pessoas dessa idade estarão atendidas, pois no domingo, por serem as eleições intermediárias, não haverá vacinação.
Na segunda-feira, a campanha continuará com o segmento de 40 a 49 anos e gestantes, e tudo indica que em outubro o México terá vacinado toda a sua população acima de 18 anos, estimada em cerca de 118 milhões dos 127 milhões de habitantes que têm o país, pelo menos com uma dose.
A Secretaria de Saúde informou que no último dia de maio foram administradas 30.990.908 doses acumuladas, chegando hoje já perto de 32 milhões.
Com esse total, o México conseguiu imunizar 25% da população com mais de 18 anos, pelo menos com a primeira dose, ou seja 22.043.213 pessoas, das quais 12.604.789 completaram o esquema de vacinação, entre elas a população de elevada vulnerabilidade, como idosos e o pessoal da saúde.
O país ultrapassou as 40 milhões de doses recebidas, o que possibilitou a logística da aplicação e os avanços que estamos apresentando.
mem / lma / hb