Anteriormente, um representante do serviço de segurança aérea alemão disse à agência de notícias TASS que o departamento não tinha informações sobre o possível motivo do cancelamento de voos da Alemanha para a Rússia e vice-versa.
De acordo com o site on-line da companhia aérea russa Aeroflot, seus voos de Moscou para as cidades alemãs de Frankfurt am Main e Munique foram cancelados na quarta-feira.
Também a maior companhia aérea alemã, a Lufthansa, cancelou suas viagens programadas para 2 de junho a Moscou e São Petersburgo e vice-versa devido à falta de permissão das autoridades competentes, explicou a empresa de aviação.
Nesta terça-feira, também foi comunicado o cancelamento de voos entre Moscou e Berlim da companhia russa S7 por falta de permissão da Alemanha.
As dificuldades com a chegada dos voos das companhias aéreas europeias para a Rússia começaram a partir de 24 de maio passado, quando a União Europeia exortou os Estados-membros a evitarem o espaço aéreo.
A medida foi uma das primeiras sanções da UE contra Belarus, em resposta à aterrissagem de emergência em Minsk de um voo da Ryanair entre Atenas e Vilnius, que recebeu um aviso de bomba.
A Rússia disse que o atraso e a suspensão dos voos para o país estão ligados ao processamento de novas licenças para entrar em seu espaço aéreo em pontos não previamente acordados e não por causa de problemas políticos.
mem/mml/bm