Essa proposta, intitulada Agenda Nacional Urbano-Ambiental, visa melhorar a qualidade de vida dos habitantes e defender as cidades como sistemas produtivos determinantes para a competitividade nacional.
No apelo para que a atividade inicie a comemoração do aniversário, o Ministério do Meio Ambiente e Energia (Minae) indicou que também realizará um diálogo intersetorial sobre a restauração ecológica em paisagens marítimas costeiras, rurais e urbanas.
Eles também revelarão os resultados do Monitoramento da Ocupação do Solo em Paisagens Produtivas Urbanas (Mocupp).
A Agenda Urbano-Ambiental Nacional é promovida pela Minae, Ministério da Habitação e Assentamentos Humanos e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A atividade acontecerá virtualmente com a participação da Primeira Dama Claudia Dobles; os chefes de Minae, Andrea Meza, e de Habitação e Assentamentos Humanos, Irene Campos, além do representante residente do PNUD, José Vicente Troya.
No dia 5 de junho se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas a Costa Rica antecipou a comemoração do evento e, além da apresentação nesta tarde da Agenda Urbano-Ambiental Nacional, amanhã realizará o diálogo intersetorial sobre a restauração ecológica das paisagens costeiro-marinhas, rurais e urbanas.
O Minae anunciou que cada módulo reunirá representantes da academia, instituições públicas e da sociedade civil, em torno de um mesmo eixo temático, confrontando abordagens teóricas com soluções práticas, tanto a nível nacional como internacional.
Para este portfólio, o objetivo desta atividade é realizar uma discussão alimentada pela perspectiva de especialistas no assunto e enriquecida pelas vozes dos atores que atuam diariamente na restauração ecológica.
agp / ale / fav