Em exibição online até 1ú de agosto, a exposição compila 24 pinturas em madeira e papel e, segundo os organizadores, retrata a imagem e o papel da mulher no mundo moderno.
A seleção intitulada The Girl K propõe uma abordagem ao trabalho de Nguyen Du, declarada uma celebridade cultural mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e promovida a embaixadora na China em 1813.
A História de Kieu é uma narrativa composta de mais de 3.200 versos criados com caracteres Han-Nom – um sistema de escrita logográfica usado no passado para escrever no idioma vietnamita – e é a obra mais traduzida daquele país, com 31 idiomas, incluindo francês, inglês, chinês, espanhol e húngaro.
Considerado o poema mais significativo da nação asiática, o texto foi publicado pela primeira vez em 1815. Ele descreve o caos político e social do século 18 e seu tema principal é a piedade filial, um elemento contribuído pelo sistema filosófico confucionista.
Franca Bartholomai é uma das mais renomadas gravadoras contemporâneas da Alemanha e ganhou o Prêmio Lucas Cranach por sua gravura Irrlichter de madeira que, na opinião do júri, é uma narrativa lúdica e onírica, com contrastes nítidos em preto e branco e imagens atmosféricas empolgantes.
mem/dgh/bm