Embora o Ministro do Interior, Daniel Palacios, tenha anunciado na segunda-feira passada a reabertura de todas as atividades econômicas, sociais e estatais a partir de 1ú de junho, muitas entidades o fazem progressivamente.
Neste dia, os teatros da cidade de Cali, departamento de Valle del Cauca, abrirão suas portas para o público pessoalmente.
Da mesma forma, a Federação Colombiana de Futebol está fazendo acordos com organizações internacionais para a presença do público no jogo entre Colômbia e Argentina na próxima terça-feira em Barranquilla para o oitavo dia das eliminatórias para o Qatar 2022.
A ordem do governo para a reabertura econômica ocorre quando a Covid-19 atingiu os maiores números desde o início da pandemia: 545 mortes e 28.624 novos casos com a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.
Entretanto, o Ministério da Saúde emitiu ontem a resolução 777 que estabelece as condições e medidas para a reativação dos diferentes setores, que está em vigor a partir deste mês.
O documento estabelece a abertura gradual da capacidade, o retorno ao trabalho e a eventos esportivos, tudo dependendo da disponibilidade de unidades de terapia intensiva nas regiões do país. Especifica que se a ocupação estiver acima de 85 por cento, as medidas restritivas serão mais fortes.
mem/otf/bm