A artista latino-americana junta-se às 18 transmissões exclusivas do Festival que resgatam performances notáveis como a sua primeira incursão realizada em 2014 com Melissa Aldana & Crash Trio.
Da mesma forma, o concurso dá acesso à estreia da instrumentista no Miner Auditorium com o concerto gravado com o seu quinteto na 35ª edição do evento.
Aldana destaca-se entre as principais figuras do jazz da sua geração pelo seu som e visão artística, que lhe permite dominar o seu instrumento e um ritmo profundamente em sintonia com o espírito do gênero, afirma o cartaz oficial.
Destaca-se também os ensinamentos e a influência de seu pai, o também saxofonista Marcos Aldana e outras estrelas da criação musical como Charlie Parker, Cannonball Adderley e Michael Brecker.
A artista lançou cinco álbuns que se conectam com o legado de criadoras latinas com destaque para a mexicana Frida Kahlo e, atualmente, trabalha junto com a pianista canadense Renee Rosnes no projeto Artemis que reúne talentosos expoentes do jazz a nível internacional.
Este ano, o Festival de Jazz San Francisco será realizado praticamente durante todo o mês de junho.
oda / chm / cm