O Ministro das Relações Exteriores alemão Heiko Maas disse que seu país gostaria de incluir a questão do desarmamento na reunião ao mais alto nível. Já transmitimos isso a nossos parceiros americanos, disse ele, conforme citado pela televisão da capital.
Maas disse em Lisboa, onde participou de uma reunião de ministros das Relações Exteriores da União Europeia em 27 de maio, que o bloco quer um diálogo com a Rússia e que a reunião na cidade suíça é importante para esse fim, informou a televisão da capital.
Temos questões cruciais como a redução de armas no mundo e a integração da Rússia na luta contra a mudança climática’, disse o chefe da diplomacia alemã na época.
A mídia desta cidade então considerou que Putin e Biden deveriam rever uma ampla gama de questões bilaterais e internacionais, embora o motivo da reunião pareça ser precisamente a discussão sobre desarmamento.
Em fevereiro passado, a Rússia e os Estados Unidos chegaram a um acordo para estender o Tratado de Redução e Limitação de Ofensas Estratégicas, também conhecido como Start-3 e assinado em abril de 2010, por mais cinco anos.
Durante uma conversa telefônica em abril passado, Biden propôs a Putin a realização de uma reunião em um terceiro país. Mais tarde, ele sugeriu que ela fosse realizada antes do final de junho, de acordo com a imprensa da capital americana.
mgt/to/bm