23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ex-presidente Santos aborda questão dos falsos positivos na Colômbia

Ex-presidente Santos aborda questão dos falsos positivos na Colômbia

Bogotá, 11 jun (Prensa Latina) O ex-presidente colombiano Juan Manuel Santos (2010-2018) participará hoje da Comissão da Verdade onde contribuirá com o esclarecimento das execuções extrajudiciais contra civis perpetradas por agentes do Estado, conhecidas como falsos positivos.

Francisco De Roux, presidente da Comissão, destacou que Santos, que foi ministro da Defesa entre 2006 e 2009, será questionado sobre a dimensão desses acontecimentos.

Com a sua participação procuram contribuir para o esclarecimento da verdade e fornecer um contexto explicativo para o país, em especial para as vítimas, que ajude a compreender as causas e impactos do fenômeno que afetou milhares de famílias.

Santos anunciou quinta-feira que falará sobre as divergências que teve com o ex-presidente Álvaro Uribe em relação à condução da guerra durante sua gestão como ministro da Defesa.

‘Com Uribe tive algumas diferenças e houve uma diferença de fundo na forma como a guerra foi conduzida. Vou dizer isso na Comissão da Verdade, onde vou participar porque acredito que para honrar as vítimas devo ir e contar minha verdade sobre os falsos positivos ‘, enfatizou.

Ele frisou que começará dizendo que havia duas concepções distintas entre ele e o ex-presidente (2002-2010).

‘O que Uribe queria era uma derrota total dos guerrilheiros. A minha era uma derrota estratégica, enfraquecê-los para levá-los à mesa de negociações’, disse.

Afirmou que o ex-presidente sempre se opôs ao reconhecimento do conflito armado e considerou que os guerrilheiros eram narco terroristas e que não mereciam esse diálogo como atores políticos.

‘Eu sempre, antes de ser ministro, concebi a possibilidade de haver uma negociação’, disse.

Em 2012, foram iniciadas as negociações de paz em Havana, Cuba, entre o governo de Santos, representando o Estado e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), e após quatro anos de negociações, conseguiram encerrar um antigo conflito armado com a assinatura do Acordo de Paz.

Os chamados ‘falsos positivos’ são classificados como crime de lesa humanidade, e embora sejam um fenômeno que na Colômbia já ocorria desde 1978, em 2008 ocuparam o foco da opinião pública após a descoberta dos corpos de 19 jovens desaparecidos que foram apresentados pelo Exército como guerrilheiros mortos em combate.

As forças militares assassinaram pelo menos 6.402 civis entre 2002 e 2008 e os apresentaram como ‘baixas de combate’, de acordo com a Jurisdição Especial para a Paz.

Enquanto isso, 1.500 militares estariam envolvidos nessas práticas com as quais as Forças Armadas buscavam apresentar bons resultados no combate às guerrilhas e organizações criminosas. A Comissão da Verdade foi criada em 2017 no contexto do Acordo Final para encerrar o conflito e construir uma paz estável e duradoura.

oda / otf / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES