O evento apresenta um programa de palestras sobre cinema experimental, a democratização da sétima arte, a soberania audiovisual, o trabalho dos cineastas e suas contribuições para o desenvolvimento da indústria da sétima arte.
O evento acontece este ano por meio do site digital elekran.com e sua principal referência na edição atual são as mulheres, e seu trabalho diante e por trás das câmeras de diferentes perspectivas e manifestações.
Vindo da Alemanha, França, Hungria, Suíça, Áustria, Eslovênia, República Tcheca, Polônia, entre outras nações europeias, o concurso reúne cerca de 70 filmes, além das já mencionadas master classes.
Segundo os organizadores, o tema adquire grande relevância hoje devido ao surgimento de reivindicações em defesa dos direitos das mulheres no campo das artes e, principalmente, do audiovisual.
A intenção é mostrar o seu trabalho e valor como ser humano, já que às vezes ele costuma ser rotulado dentro dos papéis de gênero que foram impostos ao longo do tempo, afirmou a comissão organizadora.
ga / yrv / hb