No valor de um milhão de dólares, o carregamento vai equipar e reforçar 190 estabelecimentos de saúde em todo o país, disse a ministra do setor, Sílvia Lutucuta, que recebeu ontem os fundos da China Merchants Foundation.
O apoio solidário inclui 150 máquinas frigoríficas que funcionam com energia solar e respectivos painéis fotovoltaicos, o que vai beneficiar zonas de difícil acesso e sem abastecimento de eletricidade através da rede pública, destacou o responsável.
Como lembrou, a rede de frio constitui um dos pilares fundamentais de qualquer programa de vacinação, que é de vital importância para o atual combate à pandemia do Covid-19.
Os meios doados, disse ele, também vão facilitar a conservação dos medicamentos usados no programa nacional de vacinação infantil, com o objetivo de aumentar as taxas de imunização contra diversas doenças.
Cada uma das 150 geladeiras com painéis solares pode armazenar até 3.000 doses de vacinas, explicou Lutucuta, que também confirmou as negociações em andamento para adquirir mais injetáveis anti-Covid-19 fabricados pelo grupo farmacêutico Sinopharm do gigante asiático.
Por seu turno, o Embaixador Gong Tao confirmou a vontade do governo, empresas e organizações chinesas de continuarem a apoiar os esforços angolanos nas áreas da saúde, económica e comercial.
jcm/mjm/jcfl