Diante do questionamento sobre o resultado da recente visita do Secretário de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, o presidente considerou boa e o chanceler Marcelo Ebrard apresentará o relatório oportunamente.
A questão da imigração, que era a principal, dizia estar relacionada com a reabertura da fronteira comum.
Queremos, indicou, abri-lo o mais rápido possível e, para isso, faremos o que nos cabe: terminar logo a vacinação nessa área, para a qual os Estados Unidos forneceram mais de 1,5 milhão de doses de vacinas e as que ainda estão em falta para completar a inoculação de toda a população da fronteira.
O presidente considerou que isso não atrapalha o curso geral da vacinação.
A Secretaria da Saúde informou que a campanha cumpre os cronogramas estabelecidos e López Obrador reiterou os cálculos de que em outubro os 118 milhões de mexicanos com mais de 18 anos terão recebido ao menos a primeira dose.
A pandemia de Covid-19 continua a diminuir no México e os casos ativos estimados totalizam 22.797 em todo o país, com um aumento de 10 por cento a mais do que os relatados na semana epidemiológica anterior.
Ontem, 280,4 mil pessoas foram imunizadas, com um acumulado de 37,8 milhões de doses administradas desde dezembro passado a 26,4 milhões de pessoas, e dessas, 15,1 milhões receberam o esquema completo.
mgt / lma / hb