O diretor-geral de Assuntos Consulares e Cubanos Residentes no Exterior da chancelaria, Ernesto Soberón, informou que a nova medida se soma às disposições em vigor.
‘Com base na situação epidemiológica nacional, desde o último dia 5 de junho, entraram em vigor novas medidas relativas ao isolamento dos cidadãos residentes em território nacional, a depender do aeroporto por onde chegam ao nosso país’, detalhou em seu relato no Twitter.
Os cubanos, ao entrarem no país pelos aeroportos de Varadero e Cayo Coco, farão um isolamento de sete dias na província de chegada, em instalações turísticas, assumindo o custo do pacote, explicou Soberón.
‘Para garantir maior qualidade na prestação dos serviços aeroportuários, a partir de 20 de junho, todos os viajantes que embarcarem em voos para esses aeroportos deverão apresentar pacote turístico ou de isolamento, conforme o caso’, acrescentou.
Os pacotes de isolamento podem ser adquiridos através de agências de viagens nacionais, antes de partir para o exterior, ou reservados do exterior através de operadoras de turismo que comercializam o destino cubano, explicou.
Para residentes em território nacional que cheguem por Havana e Santiago de Cuba, as disposições de 5 de junho permanecem em vigor.
Em todos os casos, lembrou o diplomata, os atuais protocolos de Controle Sanitário Internacional continuam em vigor.
Um comunicado de imprensa do Ministério de Turismo de Cuba detalha que a estada será realizada em instalações turísticas, assumindo o custo do pacote de isolamento em moeda livremente conversível.
O referido pacote consiste na reserva em um dos hotéis concebidos nesses polos para a realização do período de quarentena, incluindo transporte do aeroporto até a instalação selecionada; no caso de cidadãos cubanos residentes ou não em território nacional.
As companhias aéreas que operam nos aeroportos Juan Gualberto Gómez, em Varadero, e Jardines del Rey, em Cayo Coco, exigirão que todos os passageiros, antes do embarque na aeronave, apresentem comprovante de compra do isolamento ou pacote turístico, precisou o texto.
mem / ebr / hb/gdc