Durante a cerimônia, desde a Residência Olivos, o presidente levará a bandeira a um grupo de alunos da quarta série de escolas da província de Buenos Aires e da Cidade de Buenos Aires e, em seguida, será ligado por videoconferência com a cidade de Santa Fé de Rosário, onde repousa o Monumento ao Azul e Branco.
Além disso, é esperado um grande desfile aéreo coordenado pela Força Aérea, com aeronaves que sobrevoarão os céus de Rosário em homenagem a Belgrano, criador do símbolo patriótico.
Aos pés do imponente monumento em Rosário, no mesmo local onde a bandeira foi hasteada pela primeira vez, estarão na cerimônia o Ministro da Defesa, Agustin Rossi, o governador de Santa Fé, Omar Perotti, e o prefeito Pablo Javkin.
Ali, às margens do Rio Paraná, o General Belgrano presidiu um ato em 1812, no qual os argentinos se encontraram pela primeira vez com seu estandarte nacional. Desde então, uma homenagem solene é paga todos os anos nas primeiras horas da manhã.
O feriado nacional foi declarado feriado nacional e os argentinos o celebram de diferentes maneiras e com o típico prato argentino, locro, um prato típico para estas celebrações.
mem/may/bm/gdc