O audiovisual, dos cineastas cubanos Roberto Chile e Maribel Acosta, expõe a experiência das mais de 26 mil crianças da Rússia, Bielo-Rússia e Ucrânia que receberam atendimento médico na ilha após a catástrofe.
Com filmagens na área residencial de tarará e na própria nação ucraniana, a obra dá acesso a uma série de entrevistas com funcionários cubanos e pacientes ucranianos que fizeram parte do programa humanitário promovido pelo Comandante-em-Chefe Fidel Castro. Destaca-se o depoimento do protagonista Olexandr Savchenko ‘Sacha’ com sua mãe Lida, que compartilhou sua experiência em Cuba assim como a viagem de reencontro com sua família.
Segundo seus cineastas, o documentário lançado em saudação ao 31ú aniversário do início do chamado Programa de Chernobyl, permitiu reviver a memória de toda uma parte da história da nação caribenha que contribuiu para a cura física e psicológica de milhares de crianças.
O material, produzido pela agência de notícias argentina Latin American Summary, aproxima o público norte-americano de um dos capítulos essenciais no passado da amizade entre Cuba e Ucrânia.
mem / chm / fav/gdc