Uma das reações entusiásticas veio do primeiro-ministro e líder do Partido da Prosperidade, Abiy Ahmed, que parabenizou os etíopes pela disciplina durante as eleições e considerou o dia de segunda-feira histórico.
É um dia histórico para os etíopes, que ansiavam por votos justos. Nosso sonho é realidade. Mostramos ao mundo que a democracia não é apenas um desejo, mas também faz parte da nossa história, declarou.
Realizamos com sucesso eleições confiáveis e justas, lideradas por um conselho eleitoral independente. Nosso país venceu. A participação foi grande e o povo escolheu sem pressão, comentou por meio de mensagem.
Ele também destacou os esforços de líderes comunitários e religiosos, organizações políticas, mídia, observadores, forças de segurança e instituições civis para garantir o sucesso das votações.
As imagens valem mais que mil palavras e mostram o compromisso com a paz e o processo democrático de nosso povo. A Etiópia venceu ontem. A Etiópia continuará vencendo !, disse Ahmed.
O chefe da missão de observação da União Africana, Olusegun Obasanjo, também elogiou o processo, no qual 46 partidos e mais de 9.000 representantes disputam assentos no Parlamento e nos conselhos regionais.
Apesar dos desafios em diferentes distritos, o processo realizado é muito melhor que os anteriores, disse o político e militar, presidente da Nigéria entre 1999 e 2007, em intercâmbio com jornalistas.
Da mesma forma, a Missão de Observação Eleitoral da Força da Reserva da África Oriental, que considera a estabilidade etíope importante para a região, destacou a ordem em todo o país, embora tenha havido ampla participação.
Por sua vez, a presidente do NEBE (sigla em inglês), Birtukan Mideksa, sublinhou que ‘a eleição decorreu de forma pacífica, sem preocupações de segurança e com grande afluência eleitoral’, apesar de algumas dificuldades.
Entre os problemas, Mideksa apontou o alargamento do prazo de votação das seis da tarde para as nove da noite, devido ao atraso na abertura de várias escolas.
Segundo o NEBE, a contagem dos votos começou ontem à noite e, quando for concluída em cada colégio ou distrito, as autoridades eleitorais garantem a publicação desses resultados preliminares em espaços públicos.
No décimo dia após o dia das eleições, será divulgado o resultado certificado a nível nacional, anunciou a Direção, que em relatórios recentes divulgou o registo no registo eleitoral de mais de 37 milhões de cidadãos.
mem/raj/jcfl