24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irregularidades na compra da vacina Covaxin reveladas no Brasil

Irregularidades na compra da vacina Covaxin reveladas no Brasil

Brasília, 25 jun (Prensa Latina)Um funcionário do Ministério da Saúde e um deputado federal vão testemunhar hoje na comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre as irregularidades do Governo do Brasil na compra do Covaxin, vacina indiana anti-Covid-19.

A Agência do Senado informou que a CPI ouvirá o depoimento de Luis Ricardo Fernandes Miranda, funcionário da pasta de saúde, e de seu irmão, o parlamentar Luis Miranda.

Fernandes Miranda, chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério, informou ao Ministério Público Federal e à imprensa que foi pressionado para acelerar o processo de compra da Covaxin, da indiana Bharat Biotech.

Essa negociação está sob suspeita devido ao valor unitário das vacinas, considerado alto, e a participação de uma empresa intermediária (Precisa Medicamentos).

Em entrevista ao jornal O Globo, o governante garantiu que alertou o presidente Jair Bolsonaro sobre as suspeitas, mas o governo nega qualquer anomalia.

O pedido de depoimento dos irmãos foi feito pelo relator da CPI, Renan Calheiros, que, juntamente com o presidente da comissão, Omar Aziz, notificou a preocupação com a segurança dos declarantes.

Aziz pediu proteção à Polícia Federal para os irmãos.

Em nota, Onyx Lorenzoni, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, agrediu o legislador e anunciou procedimento administrativo disciplinar contra o funcionário.

Os senadores também aprovaram o pedido de convocação do tenente-coronel Alex Lial Marinho, braço direito do ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello.

Marinho ocupava o cargo de coordenador geral de Logística de Insumos Estratégicos para Saúde e seria um dos autores da pressão a favor do imunizante indiano, segundo reportagens da mídia.

A CPI aprovou a violação do sigilo bancário, fiscal, telefônico e das redes de Marinho.

Em sua oitava semana de denúncias, a bancada senatorial investiga a atuação do Poder Executivo contra a Covid-19, que até o momento cobrou 509.141 de vidas e 18.243.483 de infectados devido ao coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença.

oda / ocs / cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES