Diante do rápido aumento de novos casos positivos para o coronavírus, disse a ministrta, ‘é uma situação grave em que nos encontramos como país’.
No dia anterior, as autoridades de saúde de Gauteng, onde estão localizadas as cidades de Johanesburgo e Pretória, relataram 9.521 casos de Covid-19, o que representa 59% de todas as novas infecções no país.
Outras províncias devem estar alertas para a situação em Gauteng, disse ela.
Especialistas locais apontam para o fato de milhares de pessoas que trabalham na província se deslocarem para os seus locais de residência permanente nas províncias vizinhas como Limpopo, Mpumalanga ou Free State.
‘Os números são uma demonstração de uma trajetória ascendente e é inevitável que os casos de Gauteng se espalhem para o resto do país’, enfatizou Kubayi-Ngubane.
Uma reunião do Comitê Consultivo Ministerial está agendada para amanhã, sábado, para discutir novas medidas sócio sanitárias a fim de limitar a propagação da terceira onda.
Os hospitais públicos e privados de Gauteng estão atualmente sob grande pressão de atendimento de novos casos da doença, com muitos relatando que sua capacidade de leitos já está 100% ocupada.
oda / mv / cm