25 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Procuram fazer face ao fenómeno do trabalho infantil em Angola

Procuram fazer face ao fenómeno do trabalho infantil em Angola

Luanda, 29 Jun (Prensa Latina) O governo angolano está a promover um conjunto de medidas institucionais com o objectivo de erradicar as piores formas de trabalho infantil, cujas dimensões tendem a aumentar devido à crise económica, foi hoje revelado.

Sob a liderança da Ministra de Estado da Área Social, Carolina Cerqueira, uma comissão do Conselho de Ministros avaliou o plano de acção nacional e respectivo orçamento até 2025, noticia terça-feira o Jornal de Angola.

Segundo a fonte, o documento contém medidas efetivas, imediatas e integradas, com vista a facilitar o trabalho dos diferentes órgãos para a garantia do exercício prático dos direitos dos menores.

O fórum também considerou a proposta de criação de uma Comissão Multissetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que será responsável pela implementação e controle das decisões estaduais nesta área.

De acordo com o presidente João Lourenço, o país mostra avanços significativos na estratégia de proteção à infância, mas ainda há muito a ser feito em termos de empoderamento das famílias.

A fuga da paternidade e da gravidez precoce, a violência doméstica, as agressões sexuais, as práticas obscurantistas, a exploração do trabalho infantil e outras situações negativas estão na origem de muitos dos problemas, reconheceu o político no dia 1ú de junho.

De acordo com a agência noticiosa angolana (Angop), a seca na região sul agravou a fome nas províncias do Namibe, Huíla e Cunene, o que favoreceu a desintegração das famílias e o rápido aumento do trabalho infantil.

No Namibe, refere o relatório, este fenómeno está a crescer de forma alarmante e envolve crianças entre os seis e os 14 anos, que abandonam as suas casas em busca de sobrevivência.

Muitos preferem trabalhar em fazendas, pastar animais ou arar campos agrícolas, mas a maioria carece de equipamentos de proteção adequados, como trajes, botas e luvas, acrescentou a nota.

O mais difícil é o pastoreio: nos obriga a percorrer grandes distâncias em busca de pasto e água para os animais e a controlar bem o gado para que não se perca, porque ‘senão somos castigados pelos donos’, disseram três. menores, Século Mbuta, João Canivete e Tomás Mwakopotola, entrevistados pela Angop.

Porém, a maioria das crianças e adolescentes respondeu que é melhor trabalhar do que ficar na rua mendigando, muitas vezes sem conseguir nada para comer.

jha / mjm / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES