24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Deputados no Brasil investigam compra de vacinas contra Covid-19

Deputados no Brasil investigam compra de vacinas contra Covid-19

Brasília, 30 jun (Prensa Latina) Deputados da oposição no Brasil articulam coleta de assinaturas para a instauração de uma comissão parlamentar (CPI) que investigue exclusivamente a compra de vacinas anti-Covid-19 pelo governo de Jair Bolsonaro, se noticiou hoje.

O portal do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados garante que um dos pedidos de criação da CPI foi apresentado pelo legislador Reginaldo Lopes. Como justificativa, Lopes especificou que tal inquérito será paralelo aos trabalhos da comissão instalada no Senado.

De acordo com o site, os deputados tentarão desvendar o suposto complô de corrupção no governo Bolsonaro em relação à aquisição de imunizantes para conter a propagação da pandemia.

‘O Senado federal já desempenha um papel importante na condução da CPI da Covid-19’, disse Lopes.

Assim, acrescentou, o papel da Câmara dos Deputados será, por meio de sua comissão, ‘concentrar-se em elucidar especificamente o tratamento que o governo federal teve em relação às vacinas desde o início da pandemia’, que até hoje tem causado mais de 515 mil mortes e 18,7 milhões de infecções.

Escreveu que, tendo em conta estes e outros fatos revelados e que carecem de maior investigação e conclusões, ‘solicitamos a criação e instalação imediata da CPI das vacinas’.

Lopes pede agora a adesão de pelo menos 171 outros parlamentares, número mínimo de assinaturas necessário para a instalação daquela comissão.

No pedido, ele cita ‘as denúncias do deputado Luis Miranda e de seu irmão, o funcionário Ricardo Miranda, sobre o superfaturamento na obtenção do medicamento indiano Covaxin’.

Tais denúncias, alerta, ‘mostraram ao país a outra face da inexplicável e errática atuação do governo federal na compra de vacinas: supostos esquemas de corrupção na importação governamental de imunizantes’.

Da mesma forma, Lopes menciona o envolvimento do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, e sua ligação com a Precisa Medicamentos, empresa que mediava a supervalorizada aquisição da Covaxin pelo Ministério da Saúde. Devido a este escândalo, um grupo formado por organizações, movimentos sociais, parlamentares, partidos políticos e ex-aliados do Governo vai apresentar nesta quarta-feira no Parlamento um pedido conjunto de destituição de Bolsonaro .

A super petição de impeachment, conforme foi anunciada, se juntará a outras 122 que aguardam julgamento na Câmara.

mgt / ocs / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES