A coprodução Moneyboys (2020) oferece uma abordagem sobre a visão da questão LGTBI no continente asiático e resulta no primeiro longa-metragem em chinês do diretor, roteirista e produtor C.B. Yi, cuja formação se deu na Academia de Cinema de Viena.
Segundo seus produtores, o longa-metragem descreve o choque cultural entre as metrópoles urbanas da China e as vilas rurais, visto pelos olhos de um jovem vigarista que fica arrasado ao descobrir que sua família aceita seu dinheiro, mas não sua homossexualidade.
Por sua vez, Great Freedom (2021), do diretor nacional Sebastian Meise, narra a existência de um prisioneiro na Alemanha do pós-guerra, que sobrevive limitado por sua orientação sexual e mantém um vínculo especial com seu companheiro de cela.
Em sua filmografia, Meise dirigiu diversos curtas que lhe renderam reconhecimento internacional, enquanto seu primeiro longa, Still Life (2011) estreou no Festival de Cinema de San Sebastián e ganhou o Grande Prêmio Diagonale de Melhor Longa-Metragem austríaco.
Os dois filmes terão sua exibição no principal evento cinematográfico da França, que abrirá o encontro com a sétima arte de 6 a 17 de julho.
oda / chm / cm