O líder norte-coreano Kim Jong Un liderou a homenagem, visitando o Palácio do Sol de Kumsusan no início do dia, local do corpo do fundador do Partido Trabalhista da Coreia (PTC) e da RPDC.
Acompanharam o atual presidente-membro do Bureau Político do Comité Central do PTC e do seu órgão central de gestão.
A Agência Central de Notícias (ACNA), administrada pelo estado da Coreia, informou que uma cesta de flores dedicada por Kim e outros em nome do PTC, o Comitê de Assuntos do Estado, o Presidium da Assembleia Popular Suprema e o Conselho de Ministros da RPDC.
O local também preserva os restos mortais de Kim Jong Il, pai do atual líder norte-coreano, que governou os destinos da nação asiática entre 1994 e 2011.
A ACNC também relatou o reconhecimento recebido no aniversário por várias personalidades de todo o mundo.
Entre aqueles que manifestaram o seu respeito ao fundador da RPDC nas últimas horas está o ex-presidente de Portugal, Francisco Da Costa Gomes, que destacou que Kim Il Sung move o mundo inteiro com as suas nobres virtudes.
O ex-vice-premiê japonês Sin Kanemaru, o jornalista australiano Wilfred Burchett e o presidente do Grupo Internacional do Mundo da Itália, Giancarlo Elia Valori, também expressaram seu agradecimento.
Kim Il Sung é o pai da nação norte-coreana, que liderou de 1948 até sua morte em 1994.
agp/lp/bj