Sob o título Memórias do Cinema Cubano, o projeto de seis capítulos está em fase de pós-produção, prevista para ser concluída antes de setembro, disse a diretora Patricia Ramos à revista Cubacine.
De acordo com o cineasta, o audiovisual refere-se a diferentes filmes feitos na nação caribenha, valorizados no catálogo do Arquivo de Filmes, muitos dos quais passaram por um processo de manutenção antes de serem digitalizados.
Coproduzida pelo Instituto Cubano de Arte Cinematográfica e Indústria juntamente com vários coletivos de criação audiovisual, a série recria as ligações entre a sétima arte e literatura, música, arquitetura, dança, artes plásticas e cartazes.
Inclui também os filmes mais emblemáticos da maior das Antilhas, bem como obras menos reconhecidas, a fim de oferecer um testemunho gráfico do desenvolvimento da filmografia local e para reivindicar seu valor patrimonial.
Como novidade do projeto, destaca-se a apresentação dos créditos iniciais em forma animada, por Ivette Ávila e Ramiro Zardoya, enquanto a fase de pós-produção e correção de cores continua.
mem/lbl/bm