De acordo com o Escritório Nacional de Estatística (ONS), o crescimento do Produto Interno Bruto ficou abaixo dos 2% registrados em abril, e ainda permanece 3,1% abaixo dos níveis de fevereiro de 2020, um mês antes da chegada da pandemia da Covid-19.
Como parte da redução gradual da quarentena, o governo autorizou em maio que bares e restaurantes atendessem clientes dentro dos estabelecimentos e permitiu a reabertura de cinemas, teatros e estádios com capacidade limitada.
Apesar disso, os setores de manufatura e construção contraíram 0,1% e 0,8%, respectivamente, acrescentou o ONS.
O baixo crescimento do Produto Interno Bruto de maio é particularmente desanimador em um momento em que tudo parece indicar que a recuperação econômica perdeu ainda mais força em junho, disse Paul Dales, economista-chefe da consultoria Capital Economics, à Sky News. Na opinião do especialista, o recente aumento de casos positivos para a Covid-19 e o atraso do governo em retirar todas as restrições podem estar afetando a reativação econômica do país.
O primeiro-ministro conservador Boris Johnson anunciou nesta segunda-feira que todas as medidas de distanciamento social atuais serão eliminadas a partir de 19 de julho e exortou os funcionários a retornarem aos seus empregos, apesar de admitir que até essa data os casos da Covid-19 podem chegar a 50 mil por dia.
Até agora, o Reino Unido acumula mais de cinco milhões de infectados e 128.336 mortes devido à Covid-19.
oda / nm/ cm