Em sua conta no Twitter, o presidente anunciou que nesta segunda visita à província em uma semana ele estava acompanhado pelo Primeiro Ministro Manuel Marrero e chefes de vários ministérios.
No dia anterior, Díaz-Canel foi para as províncias de Artemisa e Mayabeque (oeste) onde se orientou para fortalecer os protocolos de ação contra o aumento das infecções pelo vírus SARS CoV-2, que causa a doença, a partir da experiência adquirida e das novas circunstâncias.
Também indicou trabalhar na expansão das capacidades nas unidades de terapia intensiva e manter a qualidade do atendimento à população.
Durante a semana, o chefe de estado cubano visitou as províncias de Villa Clara, Sancti Spíritus e Cienfuegos (centro), que mostram um aumento sustentado no número de casos do vírus.
Cuba está enfrentando o momento mais complicado na luta contra a pandemia, razão pela qual está aumentando o controle das medidas implementadas para este fim e reforçando o apoio aos territórios mais afetados, com a expansão da capacidade hospitalar, dos médicos e dos recursos.
Matanzas é hoje o epicentro da pandemia na ilha, e uma equipe liderada pelo Ministro da Saúde Pública José Ángel Portal supervisiona a implementação de novos protocolos para enfrentar a Covid-19, que aceleram o diagnóstico e o tratamento de casos positivos.
mem/evm/bm