Trocando cartas no 60ú aniversário da assinatura do Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua entre os dois países, o presidente pediu o fortalecimento da comunicação a fim de enfrentar juntos as mudanças sem precedentes no mundo de hoje.
Com relação ao acordo, Xi considerou-o uma decisão estratégica e clarividente que estabeleceu uma base política e jurídica importante para consolidar a amizade e promover a cooperação a longo prazo.
Ele destacou o apoio mútuo, o progresso feito por cada lado no desenvolvimento de suas respectivas causas socialistas e a postura em favor da paz e da estabilidade tanto regional quanto globalmente.
Entre outras questões, Xi lembrou os frequentes contatos com Kim nos últimos anos e assegurou que a China apoia firmemente os esforços da RPDC para impulsionar sua economia e melhorar o bem-estar da população.
Enquanto isso, o governante norte-coreano disse que a assinatura do tratado demonstrou ao mundo a determinação de Beijing e Pyongyang em promover laços fraternais e sólidos mesmo em meio a um cenário internacional complexo e mutável.
‘A confiança e a amizade entre a RPDC e a China têm se aprofundado cada vez mais e as relações bilaterais têm avançado a um nível superior’, disse ele.
Kim reiterou suas felicitações a Xi pelo 100ú aniversário do Partido Comunista da China e desejou-lhe mais sucesso na construção de um país socialista moderno em todos os aspectos e o objetivo de grande rejuvenescimento nacional.
oda/ymr/vmc