23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Grande concessão de mina de cobre no Panamá será renegociada

Grande concessão de mina de cobre no Panamá será renegociada

Panamá, 15 de jul (Prensa Latina) A revisão do contrato do governo com a empresa Minera Panama, como parte de uma política de Estado para o setor, acabará com os conflitos jurídicos entre as partes, informou hoje a mídia local.

Uma comissão de negociação governamental de alto nível renegociará o acordo com a subsidiária da multinacional canadense First Quantum Minerals, que opera a maior mina de cobre da América Central e do Caribe por aqui, após um investimento de 6,7 bilhões de dólares.

Em comunicado à imprensa, a entidade confirmou a sua vontade de dialogar, que ‘deve ter como base o respeito da segurança jurídica e do Estado de Direito’ pelas partes e ‘apostar nas potencialidades do país’, o que se comprovou no maior investimento privado do país.

A concessão data de fevereiro de 1997, ao abrigo de uma Lei aprovada pela Assembleia Nacional, mas muito criticada desde o seu início por exigir apenas a entrega de 2 por cento do seu rendimento aos cofres públicos, após lutas judiciais no Supremo Tribunal de Justiça sucessivas e sucessivas legislaturas parlamentares, a atual administração irá rever o contrato.

O jornal La Estrella de Panamá refletiu a apresentação dos negociadores, cuja missão faz parte da revisão das políticas de mineração, especialmente a mineração de metais, com ideia de assinar um novo contrato onde um dos temas serão as contribuições ao erário.

‘A nova política mineira terá como prioridade clara a defesa dos interesses nacionais’, publicou no Twitter o Ministério do Comércio e Indústria (Mici), cujo chefe, Ramón Martínez, vai liderar a equipa negocial acompanhada por outros três ministros, um deputado e 15 especialistas de vários ramos.

A emissora TVN, por sua vez, ao reportar o novo contrato, lembrou que diversos setores manifestaram seu desacordo com a atividade mineradora e o desenvolvimento deste tipo de projetos, e inclusive ambientalistas fizeram diversos protestos sob o lema ‘Vale mais o Panamá sem mineração ‘e apelou a uma lei de moratória da mineração.

Porém, em janeiro passado a empresa realizou o fórum ‘Mineração: Mitos e Realidades’, e relatou a possibilidade de estender a vida útil do projeto de 40 para 70 anos, com a exportação anual de 400 mil toneladas de concentrado de cobre.

O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura, José Ramón Icaza, destacou esta quarta-feira a importância de que o marco regulatório do setor de mineração seja fortalecido com o objetivo de aumentar o controle sobre a extração desses recursos e que responda ao planejamento econômico do país.

A pedreira e a fábrica de processamento estão localizadas em Donoso, na província de Colón, e sua produção representa 3,5% do Produto Interno Bruto do país, com uma contribuição macroeconômica de 3,697 bilhões de dólares anuais.

rgh / orm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES