A Ministra da Economia, Azucena Arbeleche, incluiu esta medida no projeto de Prestação de Contas apresentado à Câmara dos Deputados, que encontrou questionamentos nas fileiras do opositor Frente Amplio e abriu um debate.
Mujica disse que a intenção de erradicar os assentamentos é ‘uma causa nobre’, porém, destacou que os recursos que se pretende destinar a ela são francamente insignificantes e podem ser buscados em outras partes.
O ex-ministro da Pecuária e Agricultura, antes de se tornar presidente em 2010, argumentou que mais ou menos 50% da produção de leite do Uruguai trabalha em terras arrendadas.
Ele disse que há uma parte considerável que pertence ao INC, que, por ser administrado pelo Estado, tem alguma consideração em tempos de crise, ao contrário do ‘interesse privado’.
Para o presidente da Câmara dos Deputados, Luis Alfredo Fratti, com a decisão presidencial de desviar verbas da Colonização ‘estão tirando a roupa de um pobre para vestir mal outro’. Em sessão da Câmara, informou que assentados do departamento de origem solicitaram uma reunião para manifestar sua surpresa e acrescentou o critério de que desejam enfraquecer uma instituição vital para o desenvolvimento rural.
oda / hr /cm