A mesma comemoração foi reproduzida em cidades e vilas dos 15 departamentos e nas duas regiões autônomas em que está dividido o maior país da América Central.
Depois da revolução cubana, a revolução nicaraguense foi a única que chegou ao poder pela luta armada, em 19 de julho de 1979, depois o perdeu nas eleições (1990) e o recuperou (2006) pelo mesmo caminho.
Nesta ocasião, a celebração da vitória revolucionária coincide com o 60ú aniversário da criação de sua principal força política, a Frente Sandinista de Libertação Nacional.
As redes sociais mostram o cenário da Plaza de la Revolución, em Manágua, preparada para a principal festa política, no final da tarde desta segunda-feira, dia de folga dos trabalhadores do setor estatal.
Militantes sandinistas com os quais a Prensa Latina conversou disseram que aguardam ansiosamente as palavras do Presidente da República e Secretário-Geral da FSLN, Daniel Ortega, um mês antes do início da campanha eleitoral antes das eleições gerais de 7 de novembro.
mv / fgn /ml