Em uma declaração sobre as recentes agressões contra Cuba, que levaram a tumultos na ilha, Handal expressou ‘a solidariedade mais ativa e militante’ dos revolucionários salvadorenhos.
«A Revolução é o povo cubano e daqui nos solidarizamos com eles, com os seus dirigentes e com a sua herança histórica de heroísmo e dignidade», sublinhou o filho do histórico líder da esquerda deste país, Schafik Handal.
Numerosas vozes em El Salvador denunciaram os incidentes de 11 de julho em vários locais de Cuba, atingidos pela crise econômica derivada do bloqueio dos Estados Unidos e pelo aumento dos casos Covid-19.
A Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional reiterou em comunicado o seu apoio ‘ao povo que resiste e luta de forma exemplar e patriótica contra qualquer tentativa imperial de intervir nos seus assuntos internos’.
Por sua vez, a comunidade de cubanos residente em El Salvador também emitiu uma declaração condenando a escalada de ataques dos Estados Unidos, e mais ainda no contexto atual da pandemia de Covid-19.
mgt / cmv / glmv