23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Novo dia de protestos começa na Colômbia

Novo dia de protestos começa na Colômbia

Bogotá, 20 jul (Prensa Latina) Com o grito 'Vamos para a segunda independência', milhares de pessoas começaram hoje um novo dia de protestos na Colômbia contra a administração do governo.

O protesto coincide com o Dia da Independência, que, segundo o senador da Colômbia Humana e pré-candidato presidencial Gustavo Petro, ainda está muito longe de alcançar a verdadeira paz.

‘Hoje clamamos por independência. Ontem, os fundadores desta nação queriam liberdade. Eles protestaram em 20 de julho e descobriram que a nação era mais do que um território, era um povo inteiro. Hoje devemos gritar paz e democracia: em dois séculos não as alcançamos’, disse ele.

Da mesma forma, para o advogado e professor universitário Gilberto Tobón, a Colômbia alcançará sua independência ‘quando não for mais governada pela máfia e pelos amantes da guerra’ e ‘somente quando o povo votar com consciência e não por medo ou fome, o país poderá dizer com orgulho que alcançou a independência’.

O partido Comunes assinalou que 211 anos depois a tarefa ainda está incompleta porque os colombianos devem trabalhar dia a dia para alcançar a segunda e definitiva independência.

O coletivo de esquerda lembrou que em 20 de julho de 1810 havia patriotas como José María Carbonell que fizeram deste dia uma revolta popular e não a da elite como alguns queriam.

Neste momento, indígenas, políticos, estudantes, camponeses, afrodescendentes, sindicalistas e muitos outros setores sociais do país marcham pacificamente pelas ruas de Bogotá, Bucaramanga, Barranquilla, Cali, Medellín e outras cidades do país.

msm/otf/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES