Num relatório da manhã, a Comissão Nacional de Emergência (CNE) informou mais de 300 pessoas evacuadas e um total de 480 eventos registrados pelas persistentes chuvas desta quinta-feira e na madrugada de hoje, dos quais 391 inundações, 43 pedidos de inspeção por danos a casas ou infra-estrutura , 43 deslizamentos de terra e três problemas de tráfego.
Até agora, a CNE não reportou nenhuma perda humana, embora várias localidades estejam isoladas por inundações, deslizamentos de terra e queda de árvores.
Devido à manutenção das chuvas durante esta sexta-feira, de acordo com o relatório do Instituto Meteorológico Nacional (IMN), o CNE decretou um alerta laranja (Mobilização ou contenção) para o Caribe, Zona Norte e o cantão de Turrialba, talvez a mais afetada localidade neste país por causa das chuvas recentes.
Da mesma forma, o alerta amarelo (preparação) para o Vale Central e o alerta verde (informativo) para o Pacífico Norte, Pacífico Central e Pacífico Sul.
A CNE lembra à população, principalmente, que vive em áreas de risco, que se mantenha informado e apenas acate as mensagens veiculadas pelos órgãos oficiais a nível nacional, regional e municipal.
Por sua vez, o IMN informa que as condições de tempestade se mantêm devido à alta intensidade da pressão atmosférica no Mar do Caribe e sua grande instabilidade geram condições ventosas para toda a Costa Rica, o que provoca um aumento das chuvas, principalmente na Zona Norte e no Caribe.
O IMN recomenda cautela em áreas vulneráveis a inundações por saturação de esgoto e transbordamento de riachos, e para navegação aérea e marítima frente a fortes ventos e previsão de ondas.
mem / ale / hb