O tufão atingiu o continente ao meio-dia na costa de Putuo, na província de Zhejiang, com rajadas de ventos fortes e chuva abundante.
Mas as previsões sugerem que ele irá para o mar em algumas horas, à noite ele entrará novamente em áreas habitadas e terá impacto sobre Zhejiang, Jiangsu, Anhui e Xangai.
Todas essas províncias estão em estado de alerta, suspenderam a produção, o comércio, as atividades ao ar livre e os transportes marítimos, aéreos e ferroviários, incluindo os serviços de metrô.
O foco das atenções serão as zonas costeiras porque são esperadas ondas de até 10 metros de altura, além de trovoadas e aguaceiros torrenciais que podem acumular 350 milímetros de chuva em pouco tempo.
Cidades como Ningbo e Zhoushan construíram diques de sacos de areia para conter a subida das águas.
O Departamento Meteorológico monitora a evolução do In-Fa porque suas faixas de chuvas podem atingir cidades na província de Henan já sobrecarregadas pelas chuvas e inundações dos últimos dias.
De acordo com as atualizações oficiais, esse território soma pelo menos 58 mortes, mais de 9,3 milhões de vítimas, cinco desaparecidos e milhões de prejuízos econômicos em decorrência da tempestade.
A capital da província, Zhengzhou, ainda está em fase de recuperação, restaurou grande parte dos serviços de telecomunicações, água e eletricidade, mas interrompeu o transporte de metrô porque muitas estações estão inundadas.
jcm / ymr / hb