O receio de contrair o Covid-19 no destino (42 por cento), a preocupação em adquiri-la durante uma viagem (37 por cento) e os problemas financeiros (33 por cento) são as principais razões para esta tendência.
De acordo com dados da pesquisa da Appinio, uma plataforma de pesquisa de mercado global, indicou Europa Press, 47 por cento já têm planos de viagem concretos nos próximos meses.
Com relação às transferências para fora da Espanha, a consulta revelou que 49 por cento das pessoas disseram que não viajariam para o exterior e apenas 15 por cento disseram que tinham algo planejado.
Os jovens, por outro lado, são os mais propensos a viajar para o exterior e apenas 7% dessa faixa etária entre 16 e 24 anos expressou relutância.
A Andaluzia (29 por cento), a Comunidade Valenciana (21 por cento) e a Galiza (19 por cento) são os destinos favoritos dos espanhóis.
É surpreendente que destinos turísticos de alto nível, como as Ilhas Baleares, Maiorca e Menorca, não figurem entre os principais. A razão é que se tratam de locais muito visitados por viajantes estrangeiros, sobre os quais prevalece um certo receio.
rgh/ft/jcfl