27 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Panamá mostra grande apreço pelo trabalho dos médicos cubanos

Panamá mostra grande apreço pelo trabalho dos médicos cubanos

Panamá, 5 de Agos(Prensa Latina) Médicos internacionais cubanos mudaram a história da pandemia do Covid-19 no Panamá, reconheceu o ministro da Saúde, Luis Francisco Sucre, em despedida aos médicos que hoje retornarão a Cuba.

‘Se não tivéssemos toda a brigada (231 integrantes) que veio naquela época, possivelmente a história do Panamá na pandemia teria sido muito diferente’, disse o chefe, que reconheceu o espírito de solidariedade desses profissionais ‘com o povos que precisam deles. ‘

Em declarações aos jornalistas, Sucre agradeceu ‘ao povo cubano todo o apoio que deu ao Panamá durante dias tão difíceis, como foi durante a segunda onda (do Covid-19)’ e ao mesmo tempo elogiou a ‘valiosa participação e todos profissionais pela dedicação ‘no trabalho em casa.

A manchete também transmitia uma mensagem afirmando que ‘não há palavras para agradecer todo o apoio que recebemos do povo cubano por meio de seus profissionais médicos; o povo panamenho, o Governo Nacional e o Presidente da República (Laurentino Cortizo) estamos totalmente gratos. ‘

Por sua vez, o chefe da brigada do Contingente Henry Reeve, Héctor Pérez, disse na despedida que ‘nos esperam em Cuba, só viemos há três meses, mas devido à tensão do Covid-19 no Panamá. Estive oito meses em hospitais diferentes no Metro do Panamá e no Panamá Oeste, mas chegou a hora de partir ‘.

Ele discorreu sobre a experiência de vários membros da comunidade das Antilhas, que estiveram em outras emergências de epidemias e desastres naturais, entre os quais destacou o terremoto do Himalaia em abril de 2015, o surto de Ebola na África Ocidental, que começou em março de 2014 e em múltiplos países em confronto com o Covid-19.

Por sua vez, o Encarregado de Negócios da Embaixada de Cuba no Panamá, Leonardo Rodríguez, explicou que assim que chegou o pedido de ajuda, este foi imediatamente atendido e recebido com grande disposição para prestar apoio aos panamenhos.

Enrique Lau, diretor do Fundo de Seguridade Social, divulgou um vídeo no qual também elogiou o trabalho dos médicos da ilha e agradeceu a ajuda em nome dos pacientes desse outro serviço público de saúde, de seus funcionários e do povo panamenho.

‘Quero expressar nossa gratidão a esta missão dos médicos cubanos que vieram em socorro a esta cidade nos momentos mais sombrios da pandemia do Covid-19; vocês deixaram sua família, o conforto de sua casa e arriscando-se a oferecer uma ajuda mão para uma nação irmã ‘, disse ele.

Lau lhes desejou ‘um feliz retorno ao lar’ e concluiu: ‘Levem para casa o amor, o respeito e a consideração de todos os panamenhos’.

No dia 24 de dezembro, 231 médicos especialistas de Cuba chegaram ao Panamá, parte deles voltou em março passado, outro pequeno grupo em julho, e nesta quinta-feira voltarão os cem que ainda permaneceram em vários hospitais do país.

rgh/orm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES